Antes de respondermos o que é GRQ, devemos entender o é risco. Risco é invariavelmente definido pela combinação de DANO e EXPOSIÇÃO, ou seja, o nível de risco é definido com a combinação do efeito negativo que pode ser gerado com o nível de exposição a este efeito.
A depender da ferramenta utilizada, o dano e a exposição podem ser descritos de diferentes maneiras. Em um FMEA, por exemplo, o dano é expresso como severidade e o nível de exposição é dado por probabilidade e detecção.
Tendo estaelecido o que é risco, finalmente temos condições de responder o que é GRQ.
Segundo o guia ICH Q9, gestão de riscos é o processo sistematico de avaliação, análise, comunicação e controle de riscos. O processo de gestão de risco é baseado em dois principios basicos, sedo eles os seguintes: 1 – Os riscos são avaliados com base cientifica e ligados a proteção do paciente; 2 – O nível de esforço e formalidade dos processos de GRQ são proporcionais aos níveis de risco.
No contexto da indústria farmaceutica, a gestão de riscos é o processo pelo qual o sistema de qualidade identifica e contrala os riscos relativos a processos e produtos. Como principais beneficios da aplicação de GRQ podemos citar as seguintes: Mitigação proativa de riscos, otimização de recursos com base em risco e sustenção de melhoria contínua de processos e produtos.
Os processos de gestão de risco são conduzidos por meio de 5 passos, sendo eles os seguintes: 1 – Definição de escopo, objetivo e time de trabalho; 2 – Avaliação de risco; 3 – Controle de risco; 4 – Comunicação de risco; 5 – Revisão de risco.
Concluindo este breve texto, ressalto que não existem processos ou produtos com risco zero. Deste modo a aplicação sistemica e continuada de processos de gerenciamento de risco é fundamental para fornecer alto grau de controle de riscos e como resultado alto grau de qualidade, o que torna os tais processos parte essencial de um sistema de qualidade eficaz.
Os dois métodos analíticos, absorção atómica e emissão atómica, são possíveis, baseados na circunstância de que, a uma dada temperatura da ordem de grandeza de alguns milhares de graus, existem átomos no estado fundamental e no estado excitado.